Máquinas LaboratórioO Laboratório de Análises Clínicas (LAC) é uma empresa que necessita de um planejamento adequado para sua abertura.

Nele são realizadas a coleta do material biológico e também a emissão do laudo. Assim, os profissionais que farão essa administração devem conhecer as legislações estaduais e municipais.

Geralmente, os procedimentos principais para abertura de um laboratório são:

  • Consulta da viabilidade da abertura no seu município;
  • Verificar se o local escolhido está de acordo as normas da RDC nº 50/2002 da Anvisa, que corresponde ao regulamento técnico para a programação, elaboração, planejamento e avaliação dos projetos físicos como o projeto arquitetônico, as instalações elétricas, etc.; Outra norma é a RDC 302/2005 da ANVISA, que define os requisitos de funcionamento da infraestrutura e dos recursos humanos;
  • Criar um contrato social e registrá-lo na Junta Comercial do estado, pedir a inscrição do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) na Receita Federal;
  • Enviar o alvará sanitário, preenchendo o formulário de petição junto com todos os documentos exigidos para a Vigilância Sanitária Municipal;
  • Procurar uma empresa para realizar a dedetização do estabelecimento;
  • Pedir o Alvará Municipal de Funcionamento, após feito o registro da empresa na prefeitura. Será preciso fazer um licenciamento junto ao órgão do meio ambiente do município;
  • Fazer o registro no órgão da classe;
  • Solicitar programas e documentos da área previdenciária e trabalhista, como o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e o Controle Médico e Saúde Ocupacional;
  • Fazer o cadastramento no SUS e nos planos de saúde de seu município. Lembrando que um laboratório deverá ter um profissional legalmente habilitado como responsável técnico que irá responder pelo estabelecimento, como um médico, bioquímico ou farmacêutico.

Equipamentos de Laboratório

Os equipamentos que serão comprados dependerá do nível do laboratório e dos trabalhos executados. Os elementos básicos que devem ter na área administrativa são fichários para pacientes, computadores, armários, estantes, gavetas, impressoras, cadeiras, móveis para recepcionar o paciente, etc.

Já para a área técnica do laboratório é preciso que tenham estufa, geladeira, microscópios, centrífuga, banho-maria, balança, destilador de água, bico de Bunsen, espectotrofotômetro, agitador, tesoura, EPIs, gaze, algodão, álcool, cronômetro, autoclave, termômetro para as geladeiras, banho-marias, pipetas, estantes, peras, ponteiras, cadeira para coleta, tubos, lâminas, lamínulas, papel alumínio, anticoagulantes, seringas e agulhas, kits e reagentes, agitador, funil, papel filtro, aparelho para dosagem de Na, K e Li, eppendorfs, dentre outros. É importante lembrar que o ideal é utilizar produtos descartáveis como agulhas, luvas, seringas, etc.

Melhores Laboratórios de Análises Clínicas

Para os profissionais desse ramo, é um desafio a abertura de um laboratório de sucesso. Principalmente porque o mercado nessa área é concorrido. Existem vários laboratórios espalhados pelo Brasil, dentre eles alguns famosos como o SalomãoZoppi, em São Paulo, e o Sabin, de Brasília, mas poucos são aqueles que possuem excelência internacional na área clínica e anatomia patológica e adquiriram o selo CAP (selo criado pelo Colégio Americano de Patologistas considerado uma das maiores organizações de medicina diagnóstica que certifica laboratórios a nível mundial). Seguem alguns deles:

Genoa Biotecnologia

Foi criado em 2002 pelos pesquisadores do Laboratório de Patologia Cirúrgica e Molecular de São Paulo e sua especialidade é a genética molecular. Eles realizam exames complexos moleculares e atendem a hospitais e outros laboratórios importantes. Suas pesquisas vão desde mutações à sequenciamento de genes inteiros.

Richet Laboratório

Criado em 1947, no Rio de Janeiro, é administrado pela família Richet. Seus exames exclusivos, como o Verify Now (detecta riscos de infarto), equipamentos de alta tecnologia e atendimento exclusivo são os diferenciais desse laboratório. Além disso, o Richet atua nas áreas de pesquisa, farmacêutica, hospitalar, ambulatorial e industrial.

Hospital Albert Einstein

Foi inaugurado em 1971 e é considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Suas unidades estão localizadas em São Paulo e seu laboratório de análises clínicas e o departamento de hemoterapia se destacam, pois todos os exames recebem acompanhamento médico. Além disso, são realizados outros procedimentos complexos como identificação de anomalias no feto, ressonância para pacientes com claustrofobia e histocompatibilidade, exame que verifica a compatibilidade em transplantes.

CEDAP – Centro de Diagnóstico Anátomo-Patológico

O CEDAP foi inaugurado em 1996 em Santa Catarina. Sua especialidade é a realização de exames ginecológicos, como o exame colpocitológico, que detecta a presença de lesões malignas, reduzindo a mortalidade por câncer no colo do útero.

DASA

É uma rede de medicina diagnóstica dona das marcas Lavoisier e Delboni Auriemo. Está localizada em 12 estados brasileiros e no Distrito Federal. É referência para a realização de exames e investe em seus equipamentos de alta tecnologia. Fleury O laboratório Fleury foi fundado na década de 1920 e possui unidades espalhadas pelo Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro. Eles oferecem vários exames de análises clínicas e também raio-x, ultrassonografia, ressonância magnética, dentre outros.

Hospital das Clínicas

A Divisão de Laboratório Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP foi criada em 1947 e se destaca pela elaboração de milhares de exames por ano. É o único laboratório da rede pública que possui selo CAP.

Grupo LCA (Laboratórios Clínicos Associados)

O Grupo LCA administra algumas marcas como Leme, Carlos Chagas, Previlab e Bioclínico e é especializado na realização de exames de fertilidade, imunologia e doenças da tireóide. Suas unidades estão localizadas em São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia.

Laboratório Médico Santa Luzia

Foi o primeiro laboratório a receber o selo CAP, realiza seus atendimentos em Florianópolis e Santa Catarina. Se destaca por utilizar equipamentos de análise avançados.