Curso de Análises Clínicas
Técnico de LaboratórioPara os interessados em seguir carreira nessa área, existe o curso técnico de análises clínicas ou técnico de laboratório de análises clínicas, o curso superior e também a pós-graduação na área.
 
É necessário, que o profissional que trabalhe nessa área tenha consciência da responsabilidade da realização de suas tarefas, para que os resultados de suas análises possam ser corretos.
 

Técnico em Análises Clínicas

 

O curso técnico se propõe a preparar profissionais aptos a trabalhar em laboratórios de análises clínicas, mas também com capacidade de atuar em hospitais, clínicas médicas, postos de saúde, laboratórios biomédicos, laboratórios de diagnóstico médico e demais estabelecimentos relacionados. Geralmente, o curso, possui uma carga horária de 1.200 horas e tem, ao término, o certificado de conclusão, sendo um aditivo para entrar no mercado de trabalho.

A função de um profissional dessa área é aplicar de forma prática os conhecimentos e regras da biossegurança, colher materiais biológicos de forma a mantê-los em condições de serem usados para os exames futuros, identificação de parasitas, fazer dosagens bioquímicas, identificar, quantificar e qualificar elementos físicos e químicos de urina, fezes, sangue e outros materiais biológicos.  

O curso trabalha com técnicas para realizar corretamente o processo de funcionamento dos laboratórios, tanto no manuseio dos materiais biológicos recolhidos, como na forma de trabalhar com eles e também no diagnóstico.  Entre as áreas de estudo que serão vistas durante o aprendizado, estão: Parasitologia, Microbiologia, Imunologia, Hematologia, Bioquímica, Biologia, Urinálise, Fisiologia, Química e Biossegurança.

 

Algumas das principais instituições que oferecem o curso técnico são o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de alguns estados brasileiros. Além dessa, existem outras instituições e os interessados poderão procurar pelo curso em sua região. Geralmente, essas instituições cobram como requisito que o aluno tenha terminado o ensino médio ou esteja no último ano.

 

Matérias do Curso de Análises Clínicas

 

Parasitologia

 
É a ciência que estuda os parasitas e as suas relações com outros animais, inclusive com seus hospedeiros. O parasita é um ser que vive associado a outro ser vivo, o que possibilita sua sobrevivência, Essa associação acontece de forma que o parasita prejudique o hospedeiro; a isso, se dá o nome de relação de parasitismo. A parasitologia não estuda o meio, nem quais os seres vivos que praticam essa relação, mas sim como ocorre a relação de parasitismo e quais suas consequências para o parasita e para o hospedeiro.

Microbiologia

 
É a parte da Biologia que estuda os micro-organismos como as bactérias, fungos e vírus. A maioria dos trabalhos está ligada à bioquímica e genética. Outro forte segmento dessa área é o uso dessas bactérias e vírus a serviço do homem. A aplicação dessa matéria no curso de análises clínicas é o conhecimento de fungos e vírus que poderão estar por trás de problemas de saúde dos pacientes.

Imunologia

 
Parte da Biologia que se dedica ao estudo do sistema imunológico dos seres vivos. Esse sistema é o responsável por proteger o corpo contra corpos estranhos ou contra qualquer coisa que esteja causando dano ao resto dele. Essa área pesquisa também doenças imunológicas, ou seja, doenças autoimunes, hipersensibilidade e doenças que atacam diretamente o sistema imunológico ( como no caso do vírus HIV).

Hematologia

 

É a área que estuda o sangue e seus componentes como hemácias, plaquetas, glóbulos brancos e outros. É um conhecimento importante para o analista clínico, já que um dos principais exames para serem analisados é o exame de sangue. Além dos componentes que formam o sangue, há também os órgãos que participam da produção desses componentes sanguíneos, como medula óssea, baço e linfonodos.


Bioquímica

 
A bioquímica estuda os processos químicos que acontecem através de organismos vivos. É uma área de estudos bem extensa, já que existem vários fenômenos químicos presentes no corpo humano, por exemplo. Esse campo pesquisa ainda estruturas metabólicas e seus componente como proteínas, carboidratos, lipídios e outros.

Biologia

 

É, no sentido literal da palavra, o estudo da vida. Se dedica a estudar a formação dos seres vivos, sua relações, costumes, hábitos e tudo que seja relacionado aos seres vivos do planeta. Nessa área, estão englobadas várias outras áreas de estudo, como genética, anatomia, fisiologia, etc.


Urinálise

 

É a analise de urina, para que através dessas análises possa chegar num diagnóstico ou conclusão sobre determinada dúvida. A urinálises é uma subespecialidade da patologia clínica e é muito importante para análise clínica, pois dá suporte para o exame de urina, bastante comum no campo de análises clínicas.           


Fisiologia

 

É também um ramo da Biologia que estuda as funções mecânicas, físicas e bioquímicas dos seres vivos, ou seja, estuda a forma como o corpo humano “trabalha” e funciona. Não se limita à área humana, sendo que existe a fisiologia de todo ser vivo. Prova disso é que existe a fisiologia vegetal e animal. No curso de análises clínicas, a fisiologia animal tem maior importância.


Química

 

Essa ciência trata do que forma as coisas presentes na natureza, suas combinações, busca explicações para fenômenos naturais com base na formação da matéria. Estuda também a energia que esses materiais soltam ou absorvem, conforme acontecem ligações ou rupturas.


Biossegurança

 
São estudos e regras que servem para proteger as pessoas que trabalham com soluções químicas de seus efeitos. Em algumas reações, podem ocorrer explosões, causar danos, caso entre em contato com a pele e assim por diante.

Esses assuntos não são uma definição “fechada” do curso. De acordo com a instituição que o oferece, alguns assuntos podem ser falados e outros não, assim como podem haver outros assuntos a serem tratados.
 

Faculdade de Análises Clínicas

 

As faculdades ou universidades que possuem em sua grade, a disciplina de análises clínicas são específicas dos cursos superiores de biomedicina, bioquímica e farmácia. Para biólogos e veterinários, apesar de haverem matérias específicas em suas grades, é necessário que eles façam uma especialização em análises clínicas, se realmente, desejarem seguir essa área.

 

Para se certificar das instituições que oferecem os cursos no Brasil, é possível realizar essa pesquisa através do sistema emec, criado pelo Ministério da Educação, dentre elas podemos citar algumas como Universidade Federal do Mato Grosso - MT, Universidade Paulista - SP, Universidade Católica de Brasília - DF, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS, Universidade Federal de Viçosa - MG, Universidade de Brasília – DF, etc. 

 

A remuneração de um profissional em análises clínicas irá depender de fatores como seu local de trabalho e a empresa. Assim, para verificar o salário médio dessa profissão e também de outras, o site Salariômetro, calcula os salários admitidos nos últimos seis meses no mercado de trabalho formal.

 

Obs.: Para conhecer os valores dos cursos técnicos e superiores na área de análises clínicas, é necessário que os interessados entrem em contato com as instituições de ensino para obterem mais informações. 

 

 

Hemograma <<-- Curso de Análises Clínicas -->> Laboratório de Análises Clínicas